Em setembro de 2024, o município de Florianópolis/SC foi cenário do 1º Tour de Compostagem com Catadoras e Catadores de materiais recicláveis, um evento inovador organizado pela equipe de Resíduos Sólidos do Instituto Pólis. Entre os dias 02 a 06/09, doze lideranças de catadores/as, de diversas regiões do país, foram reunidos para trocar experiências, aprender e se inspirar com o sistema de gerenciamento de resíduos orgânicos de Florianópolis, que se destaca como referência nacional na área.
Durante o evento, as catadoras e catadores participaram de visitas guiadas a projetos locais:
– Revolução dos Baldinhos;
– Pátio de compostagem e viveiro de mudas do SESC Cacupé;
– Pátio de Compostagem e Horta Comunitária do Ribeirão da Ilha;
– Visita ao Condomínio Modelo que realiza separação dos resíduos secos e orgânicos;
– Acompanhamento da coleta seletiva de orgânicos, em um bairro de Florianópolis, realizada pela prefeitura.
Estas visitas mostram a diversidade das tecnologias de compostagem voltadas para a gestão adequada de resíduos orgânicos, aplicadas no contexto urbano. A experiência ainda foi enriquecida pela presença dos parceiros Global Methane Hub, GAIA (Global Alliance for Incinerator Alternatives), Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Prefeitura Municipal de Florianópolis e Hotel Sesc Cacupé.
Além de promover o intercâmbio de conhecimentos, o tour criou um ambiente coletivo e colaborativo para que os catadores/as compartilhassem suas próprias práticas em reciclagem de orgânicos. A presença desses parceiros foi essencial para ampliar a troca de saberes e reforçar a importância da gestão de resíduos orgânicos urbanos tendo catadoras e catadores como os protagonistas.
O evento, além de inspirar novas práticas entre os participantes, fortalece o movimento nacional em direção a uma economia circular e à gestão eficiente de resíduos orgânicos, mostrando o impacto transformador que essas ações podem ter nas comunidades. O tour se configura como um marco no setor, reforçando o papel de catadoras e catadores de materiais recicláveis como protagonistas na transição para uma sociedade mais sustentável e inclusiva.
Imagem: Laís Lage