POÇOS DE CALDAS/MG

ADUBIDU

Em 2020, em meio à pandemia, a Coopersul conseguiu reunir muitas pessoas e empresas dispostas a construir um projeto que pudesse incrementar a renda dos cooperados: o Adubidu. Desde então, transformam resíduos sólidos orgânicos em um adubo de alta qualidade, através da tecnologia social da compostagem. A venda deste adubo, tanto sólido quanto líquido, tem melhorado as condições de trabalho da cooperativa como um caminhão e promoção de melhorias na infraestrutura da cooperativa.

Tecnologia: Compostagem; Coleta Seletiva de Orgânicos
População: 163.742 habitantes
Natureza jurídica: Cooperativa
Tamanho da organização: 9 cooperados e 3 colaboradores técnicos
Quantidade de resíduos (alimentos e poda) enviados para compostagem: 3 toneladas por mês
Pessoas exclusivamente dedicadas para compostagem: 12 pessoas
Composto orgânico produzido: 1 tonelada por mês

O  adubo Adubidu é resultado de um processo muito importante para a natureza: a compostagem! Os resíduos orgânicos depositados nas leiras são bem diversificados e triados na origem. A Unimed, parceira do projeto, separa em sua unidade os restos orgânicos dos demais resíduos, que são armazenados em um ambiente refrigerado e coletados pela Coopersul 3 vezes por semana. No total, são recebidas, mensalmente, em torno de 3 toneladas de resíduos orgânicos. A estrutura da leira é estática de aeração passiva e pode receber carnes, comidas temperadas, salgadas ou oleosas e até guardanapos. 

Os resíduos passam pelas etapas de mixagem e deposição até chegar na fase de maturação. O adubo maturado é peneirado em peneiras artesanais de produção própria a partir de restos de sucata (para separar resíduos como elásticos, plásticos, metais e outros materiais presentes nas leiras) e é enriquecido com fertilizante mineral, rico em potássio e fósforo, doados pela parceira Yoorin. Esse processo completo dura cerca de 5 meses de cuidados constantes.

Além do adubo sólido, é produzido também o biofertilizante líquido. Para isso, a base das leiras são impermeabilizadas, de forma que o líquido liberado durante o processo de compostagem, seja coletado em bombonas e recirculado para a leira. Este biofertilizante é envasado em garrafinhas PET, coletadas pela própria Coopersul.

Observação: Anualmente, a análise do composto é realizada em parceria com o LabFert, onde uma série de aspectos químicos e físicos são levantados, garantindo a qualidade e riqueza de nosso adubo.

Crédito das imagens: João Ferreira
Rolar para cima