Paragominas/PA
COOMPAG

O projeto, localizado no residencial Morada Dos Ventos, nasceu em 2016, como uma ferramenta de empreendedorismo social e segurança alimentar para os moradores da própria comunidade. Inspirada pela bem-sucedida experiência Revolução dos Baldinhos, a cooperativa foi viabilizada com o apoio do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal (FSA), por meio da Secretaria de Assistência Social, visando a geração de renda às mulheres do condomínio recém-construído.
Tecnologia: Compostagem; Coleta Seletiva de Orgânicos
População: 105.550 habitantes
Público atendido: 256 pessoas
Tamanho da organização: 16 pessoas
Quantidade de resíduos enviados para compostagem: 4,5 toneladas por mês
Pessoas exclusivamente dedicadas para compostagem: 16 pessoas


A compostagem dos resíduos orgânicos é realizada com o auxílio de uma máquina que acelera o processo de compostagem clássica. Atualmente, o composto orgânico produzido é utilizado em hortas comunitárias, no próprio residencial e em escolas, estimulando a gestão comunitária de resíduos, a educação ambiental e a prática da agricultura urbana familiar. Importante ressaltar que a qualidade da separação dos resíduos é extremamente alta, contendo menos de 1% de rejeitos em massa, esse dado impacta bastante na qualidade do composto também.
Para se manter em funcionamento, o projeto tem buscado apoio em editais de financiamento, como o Itaú EcoMudanças, e tem buscado reinventar seu modelo de negócio, uma vez que o adubo orgânico gerado ainda não é comercializado e a máquina processadora de resíduos possui um custo alto de manutenção.
Crédito das imagens: Facebook da Cooperativa COOMPAG
SAIBA MAIS EM:
• Paragominas é destaque nacional no Programa Ecomudança