Outras iniciativas

Florianópolis/SC

População: 537.211 habitantes

Floripa Lixo Zero: maior referência nacional de compostagem e coleta seletiva de resíduos orgânicos domésticos. O programa abrange projetos, ações, atividades e técnicas, métodos e inovações para incentivar a sociedade civil, a iniciativa privada e o poder público a não produzir e reduzir a geração de lixo e a valorizar os resíduos sólidos urbanos (RSU) e sua reinserção aos ciclos naturais ou econômicos.

Curitiba/PR

População: 1.773.718 pessoas

COM-POS-TE Curitiba: o Programa Municipal de Compostagem tem como proposta captar resíduos compostáveis proveniente de cerca de 70 feiras livres, além do Mercado Municipal, Restaurantes Populares e Sacolões da Família, para serem compostados, com objetivo de reduzir os resíduo enviados para o aterro sanitário, produção de fertilizante e educação e ambiental sobre resíduos sólidos.

Boa Vista/RR

População: 413.486 habitantes

Boa Vista Acolhedora: um modelo de economia circular, regenerativa e inclusiva, apoiado por uma ONG para encerrar aterro controlado. O projeto está inserido num projeto de economia circular com várias outras atividades interessantes e instituições apoiadoras: Delegação da União Europeia, Fundação Banco do Brasil, ACNUR/ONU, Escola Agrícola de Manaus, Fundação Avina e Pacto Global. Esta é uma experiência de referência na Amazônia!

Tomar do Geru/SE

População: 486.748 habitantes

CONSCENSUL: o projeto busca implantar a compostagem em 05 (cinco) municípios consorciados ao CONSCENSUL. Tal objetivo poderá ser executado nos dois pátios de compostagem projetados, sendo um a nível municipal, abrangendo Tomar do Geru e outro a nível regional, abarcando os municípios de Boquim, Pedrinhas, Arauá e Riachão do Dantas. Nesse quesito, haverá a potencialização das cooperativas de materiais recicláveis dos municípios, uma vez que os catadores serão inseridos no processo.

Caetité/BA

População: 52.012 habitantes

CooperCicli: atua com o trabalho de coleta seletiva e comercialização de materiais recicláveis desde 2009, inspirada pela experiência da VerdeCoop, iniciou também a compostagem de resíduos orgânicos. A construção da unidade de compostagem contou com apoio do setor privado, por meio da Bahia Mineração (BaMin), como parte do projeto Circuito do Lixo.

Sertão de Inhamuns/CE

População: 134.390 habitantes

CPMRS-SI | Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos do Sertão de Inhamuns: está localizado em uma zona semi árida do Estado do Ceará, composto por cinco municípios: Aiuaba, Arneiroz, Parambu, Quiterianópolis e Tauá. Instituído em 2019, tem como principal missão a destinação ambientalmente correta dos resíduos através da mobilização da população pelos caminhos da educação ambiental.

Pedra Branca do Amapari/AP

População: 12.847 habitantes

Projeto Piloto Composta Amapari: o objetivo é sensibilizar e conscientizar moradores, estudantes, cooperativas, associações, empreendedores, ribeirinhos e a aldeia indígena Wayãpi sobre a importância de fazer a separação dos resíduos orgânicos e secos para ter um ambiente saudável e, assim, reduzir o montante de resíduos depositado nos aterro sanitário ou controlado.

Brasília/DF

População: 2.817.381 habitantes

CENTCOOP – Central de Cooperativas de Trabalho de Materiais Recicláveis do Distrito Federal: composta por 23 cooperativas de catadores, a CENTCOOP defende o reconhecimento social dos catadores e catadoras, fortalece a educação ambiental sobre reciclagem e gestão compartilhada de resíduos sólidos e contribui para o desenvolvimento de sistemas de coleta liderados por catadores.

Santiago/RS

População: 48.938 habitantes

Pila Verde: implementou o uso de uma moeda socioambiental no município de Santiago/RS, em 2020, visando estimular a separação dos resíduos orgânicos compostáveis pelos cidadãos e a prática da compostagem municipal. A população é recompensada por separar corretamente os resíduos orgânicos utilizados nas feiras, para compra de produtos e adubo com a moeda de troca Pila Verde. Todos os resíduos coletados são encaminhados para uma unidade de compostagem municipal, que também recebe os resíduos de poda como galhos e folhas de árvores do município.

Marabá/PA

População: 266.533 habitantes

Põe no Balde: o projeto nasceu em 2019, com o objetivo de aliar dois programas, a agricultura urbana e a compostagem, para que os horticultores estivessem envolvidos em todo o ciclo dos resíduos orgânicos compostáveis, desde a sua geração e coleta até a reutilização como adubo orgânico nas hortas. Hoje, o projeto de compostagem para reciclagem de resíduos orgânicos, conta com cerca de 30 famílias de horticultores de uma horta comunitária.

Florianópolis/SC

População: 537.211 habitantes

Revolução dos Baldinhos: projeto socioambiental de agricultura urbana, que teve início em 2008, e se dedica ao gerenciamento de resíduos orgânicos em duas comunidades do Complexo do Monte Cristo, em Florianópolis. O projeto, de iniciativa comunitária, foi criado em resposta a uma infestação de ratos nas comunidades, decorrente da deficiente coleta de lixo que levou à morte de duas pessoas por leptospirose. Com o objetivo de resolver essa ausência de serviço público, a população local, com assistência técnica da ONG Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (CEPAGRO), desenvolveu um sistema de coleta seletiva de resíduos orgânicos e compostagem.

Santa Cecília do Sul/RS

População: 15.546 habitantes

CoperCicla: fundada em 2003, desempenha um importante papel na gestão de resíduos da sua região, prestando serviços de coleta, transporte, triagem, venda de recicláveis, compostagem de orgânicos e disposição de rejeitos em aterro próprio. Com duas unidades, a matriz é responsável por atender 14 municípios e a filial atende 7 municípios.

Entre Rios/BA

População: 38.098 habitantes

VERDECOOP: cooperativa de catadores que se destaca como pioneira na compostagem de resíduos orgânicos. Desde a implantação de sua unidade de compostagem em 2003, a cooperativa tem trabalhado para promover a reciclagem e a valorização dos resíduos orgânicos compostáveis e secos.

Tibagi/PR

População: 19.961 habitantes

ACAMARTI: em parceria com a Prefeitura de Tibagi, desempenha um papel fundamental na conscientização dos cidadãos do município sobre a importância da separação adequada dos resíduos recicláveis secos, resíduos orgânicos compostáveis e/ou rejeitos. Os orgânicos que chegam à associação advém majoritariamente de grandes geradores e/ou foram separados manualmente do fluxo de coleta seletiva de recicláveis secos, coleta convencional e poda municipal, no qual são submetidos ao processo de compostagem e transformados em composto orgânico.

Paragominas/PA

População: 105.550 habitantes

COOMPAG: localizada no residencial Morada dos Ventos, nasceu em 2016, como uma ferramenta de empreendedorismo social e segurança alimentar para os moradores da própria comunidade. Inspirada pela bem-sucedida experiência Revolução dos Baldinhos, a cooperativa foi viabilizada com o apoio do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal (FSA), por meio da Secretaria de Assistência Social, visando a geração de renda às mulheres do condomínio recém-construído.

Rio de Janeiro/RJ

População:  6.211.223 habitantes

Unidade Biometanização: primeira unidade de biometanização do Brasil e América Latina, que transforma matéria orgânica dos resíduos sólidos urbanos (RSU) em biogás, utilizado para a geração de energia e de biocombustível. A unidade é mais uma iniciativa da Comlurb, visando reduzir a quantidade de resíduos orgânicos destinados ao Centro de Tratamento de Resíduos (CTR Rio), em Seropédica, diminuindo consequentemente a geração de chorume, as emissões de gases efeito estufa e aumentando a vida útil do local.

Brasília/DF

População: 2.817.381 habitantes

Centcoop – Usina de Tratamento Mecânico Biológico (UTMB) é a unidade que tem a maior operação de tratamento de matéria orgânica oriunda de resíduos sólidos urbanos da América Latina.

Rancho Queimado - SC

População: 3.279 habitantes
R4 – Rancho Reduz, Recicla, Recomeça é o projeto de compostagem doméstica no qual 100% do município recebeu composteiras e já reduziu cerca de 60% dos resíduos orgânicos descartados no aterro sanitário.

Lages - SC

População: 164.981 habitantes
Lixo Orgânico Zero é um projeto que mobiliza mais de 30% do município através da compostagem doméstica de resíduos orgânicos urbanos.

Sobral - CE

População: 203.023 habitantes
O Pátio Municipal de Compostagem de Sobral tem como objetivo aumentar o tempo de vida útil do aterro sanitário a partir do tratamento dos resíduos orgânicos gerados no município desde 2021. Só em 2023  foram tratados 4225,1 toneladas de resíduos orgânicos. O composto gerado a partir da compostagem dos orgânicos trás inúmeros benefícios ao município como: produção de novas mudas distribuídas para a população para arborização da cidade, manutenção de jardins, parques e áreas verdes além do composto também ser distribuído para associação de agricultura familiar.

Palotina - PR

População: 35.011 habitantes
Palotina Recicla o Orgânico distribui 500 composteiras domésticas para famílias que receberam assessoria técnica e orientações sobre compostagem.

Igarapé - MG

População: 45.847 habitantes
Recicla + Igarapé propõe a reciclagem dos resíduos orgânicos através da compostagem domésticas com minhocas californianas e a compostagem dos resíduos orgânicos urbanos a partir do Método UFSC  

Consórcio do Complexo Nascentes do Pantanal - MT

População (total dos 14 municípios): 196.006 habitantes 
O Consórcio do Complexo Nascentes do Pantanal é composto por 14 municípios (Araputanga, Cáceres, Curvelândia, Figueirópolis D’Oeste, Glória D’Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu, São José dos Quatro Marcos) no qual o projeto Composta Pantanal visa a redução dos resíduos enviados para o aterro, através da compostagem dos resíduos orgânicos oriundos da comunidade escolar de áreas urbanas e rurais e dos conjuntos habitacionais e benefícios como desconto no IPTU para moradores que fazem compostagem.

Rio de Janeiro - RJ

População: 6.211.223 habitantes
No Ecoparque do Caju, a primeira unidade de biometanização da América Latina transforma matéria orgânica dos resíduos sólidos urbanos em biogás, utilizado para a geração de energia e de biocombustível. O material também é transformado em composto orgânico para ser usado como recondicionador de solos, em agricultura e reflorestamento.

Sertãozinho/SP

População: 126.887 habitantes
Composta Sertão conta com a distribuição de composteiras domésticas, as famílias beneficiadas recebem acompanhamento técnico e benefícios como descontos no IPTU.

São Paulo/SP

População: 11.451.999 habitantes
O projeto Feiras e Jardins Sustentáveis recebe, diariamente, 50 toneladas de resíduos orgânicos nos pátios mecanizados de compostagem da Prefeitura de São Paulo, sendo referência nacional.

Rolar para cima