Florianópolis/SC

Revolução dos Baldinhos

A Revolução dos Baldinhos teve início em 2008 e é um projeto que realiza o gerenciamento de resíduos orgânicos em duas comunidades do Complexo do Monte Cristo, localizado na parte continental de Florianópolis. O projeto de iniciativa comunitária foi criado em resposta a uma infestação de ratos nas comunidades, devido à deficiência da coleta de lixo, o que levou à morte de duas pessoas por leptospirose. Com o objetivo de resolver essa ausência de serviço público, a população local em parceria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), desenvolveu um sistema de coleta e sensibilização da matéria orgânica na promoção da compostagem.

Tecnologia: Compostagem; Coleta Seletiva de Orgânicos
População atendida: 2.400 pessoas (cerca de 39% das duas comunidades do Complexo Monte Cristo)
Quantidade de resíduos enviados para compostagem: 1.200 domicílios
Tamanho da organização: 20 toneladas por mês
Tamanho da organização: 10 pessoas
Quantidade de resíduos enviados para compostagem: 30 toneladas por dia

A coleta seletiva se iniciou com a distribuição de baldinhos nas residências e a instalação de bombonas plásticas nas ruas do bairro, junto a um forte trabalho de conscientização e monitoramento porta a porta sobre separação correta dos resíduos. O projeto ainda recebe resíduos orgânicos de dois condomínios fora da área da comunidade Chico Mendes, e realiza coleta independente de resíduos de creches, colégios e projetos.

Em 2019, a organização World Future Council (WFC), da Alemanha, reconheceu a associação como uma das “15 práticas agroecológicas de excelência no mundo” por utilizar uma “tecnologia social replicável”. A experiência também integra o banco de tecnologias sociais da Fundação Banco do Brasil e tem servido de inspiração para diversos projetos no País.

Crédito das imagens: Fernando Angeoletto/CEPAGRO/Acervo Revolução dos Baldinhos

SAIBA MAIS EM:
Agricultura Urbana E A Revolução Dos Baldinhos | Tecnologias Sociais | Transforma!
• Instagram Revolução dos Baldinhos

Rolar para cima