Entre Rios/BA
VERDECOOP

Desde a implantação de sua unidade de compostagem, em 2003, com recursos a fundo perdido do Banco do Brasil, a VERDECOOP tem trabalhado arduamente para promover a reciclagem e a valorização dos resíduos orgânicos compostáveis e secos. Além de seu importante papel na prestação de serviços ambientais, a cooperativa busca também promover a inserção social de pessoas em situação de vulnerabilidade, gerando renda para idosos e indivíduos que enfrentam problemas com dependência química.
Tecnologia: Compostagem; Coleta Seletiva de Orgânicos
População: 38.098 habitantes
Natureza jurídica: Cooperativa
Quantidade de resíduos enviados para compostagem: 180 toneladas por mês
Tamanho da organização: 26 pessoas
Catadores e catadoras diretamente envolvidos na compostagem: 6


Em suas instalações, a cooperativa conta com um triturador de galhos e resíduos vegetais, minicarregadeira e peneira para o composto orgânico, o qual é estocado em um galpão de 720m². Com um processo de compostagem mecanizado, o pátio da cooperativa possui capacidade para receber até 12 toneladas/dia de resíduos orgânicos, entre eles resíduos alimentares, podas de árvores e de jardinagem. Atualmente, como a VerdeCoop trabalha apenas com resíduos oriundos da coleta seletiva, o seu índice de rejeitos é de aproximadamente 10%.
O composto orgânico produzido é totalmente comercializado em diferentes setores, como hortos e floriculturas, jardinagem, campos de golfe e futebol, pequenos agricultores, entre outros. No momento, sua atuação está para atender a clientes privados, uma vez que não possui parcerias ou apoio de prefeituras locais, as quais permanecem encaminhando resíduos para os lixões.
Crédito das imagens: VERDECOOP
SAIBA MAIS EM:
• A cooperativa VERDECOOP que processa resíduos de Costa do Sauípe