Encontro de líderes na Tanzânia, para debater a importância de Cidades Resíduo Zero

A Conferência Internacional Cidades Resíduo Zero (Internacional Zero Waste Conference Cities – IZWCC), que ocorreu de 2 a 4 de julho de 2024, em Dar es Salaam/Tanzânia, co-organizada por GAIA e pelo Nipe Fagio (membro local de GAIA), reuniu líderes governamentais, profissionais do setor de resíduos, instituições financeiras e organizações filantrópicas para aprender as melhores práticas e sucessos de implementação do modelo resíduo zero. O programa incluiu dois dias de conferência e uma visita a um bairro com desperdício zero em Dar es Salaam, na Tanzânia. O IZWCC foi lançado pela primeira vez na Ásia-Pacífico em 2009 e, em 2023, o testemunho foi passado para a região de África, significando o espírito de intercâmbio inter-regional que constitui a base desta conferência.

Em todo o mundo, os tomadores de decisão estão a tornar-se cada vez mais conscientes de como as estratégias de resíduo zero, como a redução na geração, a coleta seletiva em três frações e a compostagem e/ou biodigestão anaeróbica, são cruciais para resolver alguns dos maiores obstáculos que a nossa civilização enfrenta: o aquecimento global. Foi comprovado que estas abordagens simples, socialmente inclusivas e acessíveis reduzem as emissões climáticas e a poluição ambiental, apoiam economias sustentáveis ​​e promovem a justiça ambiental.

Visando expandir esse consenso global em torno da importância da rápida expansão dos sistemas de resíduo zero, além do IZCC, GAIA ainda organizou a Cúpula de Ação sobre Metano e Justiça Ambiental, no dia 5 de julho de 2024.  O objetivo destes dois eventos é dar aos agentes de mudança dos setores governamental, financeiro, filantrópico e de defesa a oportunidade de estabelecer conexões importantes e partilhar as melhores práticas, a fim de promover o espírito colaborativo necessário para alcançar os nossos objetivos coletivos de resíduo zero.

O nosso time esteve presente em ambos eventos e pôde participar ativamente de painéis, fortalecendo a discussão sobre as melhores práticas para a prevenção e gerenciamento de desperdício alimentar, trazendo o histórico e processo da expansão da compostagem e agroecologia no Brasil, e engrandecendo os impactos dos sistemas resíduos zero na vida das pessoas.  

Imagem: Instituto Pólis

Para saber mais: https://www.no-burn.org/pt/zero-waste-conferences/

Rolar para cima