Curitiba/PR

COM-POS-TE

O Programa Municipal de Compostagem: COM-POS-TE Curitiba nasceu para orientar a inclusão da compostagem como forma de destinação final de parte dos resíduos orgânicos gerados na cidade, atendendo às previsões legislativas federais, estaduais e municipais, e contribuindo com o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Tecnologia: Compostagem; Compostagem Doméstica
População: 1.773.718 habitantes
Geração de resíduos orgânicos: 18 toneladas por mês
Gravimétrica do RSU: 40,6% orgânicos compostáveis
Público atendido: 13.000 pessoas atendidas diretamente
Quantidade de resíduos enviados para compostagem: 18 toneladas por mês

Através da participação social, o programa promove a transformação de parte dos resíduos orgânicos, presentes nos RSU de Curitiba, em adubo. O grande objetivo do COM-POS-TE é reduzir a quantidade de resíduos orgânicos enviados para aterro sanitário, focando na responsabilidade compartilhada e na compostagem, tratando pelo menos 30% dos resíduos orgânicos até 2030 (Compromisso Zero Waste Accelerator C40 Cities).

As principais ações do programa incluem:

– Compostagem Doméstica: Distribuição de 1220 composteiras à comunidade, sendo 1 por CPF e endereço, e acompanhamento dos participantes. Distribuição 433 composteiras a todas as unidades escolares do município. 

– Compostagem Comunitária: em Ecopontos e Hortas Comunitárias. Atualmente recebe resíduos em 12 Ecopontos distribuídos pelo município e existem 12 hortas comunitárias que praticam a compostagem comunitária. 

– Pátios de Compostagem: 2 pátios de compostagem de micro porte recebem resíduos de feiras livres. O composto orgânico, bem como o lixiviado, são utilizados na produção na arborização urbana.

Crédito das imagens: COM-POS-TE Curitiba

SAIBA MAIS:
COM-POS-TE Curitiba: Programa Municipal de Curitiba
Família Folhas

Rolar para cima