Nos dias 5, 6 e 7 de agosto de 2024, a COOPERCICLI, cooperativa de reciclagem situada em Caetité/Bahia, recebeu uma visita técnica da equipe de Resíduos Sólidos do Instituto Pólis. Após diversos encontros virtuais, a visita presencial propiciou conhecer o espaço, capacitar a equipe de cooperados, traçar estratégias e aprimorar metodologias para a coleta de resíduos orgânicos.
A COOPERCICLI, que atua desde 2009, conta com o trabalho de 31 cooperados e é uma referência de compostagem no Brasil. Atualmente recicla uma média de 6,7 toneladas de resíduos orgânicos por mês e tem o objetivo de expandir esse volume. Durante a visita, foram discutidos também os desafios de estrutura e logística para alcançar o aumento da coleta de resíduos orgânicos em Caetité.
A assistência técnica promovida pelo Instituto Pólis, através da plataforma “Brasil Composta Cultiva”, é uma iniciativa voltada para a redução de emissões de metano a partir da gestão adequada dos resíduos orgânicos urbanos. O edital de assistência técnica, lançado em janeiro/2024, visa apoiar cooperativas que atuam na reciclagem de resíduos orgânicos e buscam expandir suas operações em compostagem das regiões norte e nordeste.
A capacitação e assistência técnica também buscam criar estratégias para a aquisição de novos equipamentos, através da participação de editais, para fortalecer o sistema de compostagem na cooperativa. A expectativa é que, com o suporte técnico e as ações planejadas, a cooperativa consiga aumentar a coleta de resíduos orgânicos nos próximos meses, servindo como referência para outras cidades do país.
Imagens: Coopercicli