Caetité/BA
COOPERCICLI

Em 2009, a COOPERCICLI – Cooperativa de Trabalho de Coleta Seletiva dos Catadores de Caetité foi fundada inspirada pela experiência da VERDECOOP. A coleta seletiva dos resíduos orgânicos é realizada três vezes por semana, com o auxílio de uma motocicleta com carreta e bombonas plásticas, em cerca de 30 estabelecimentos comerciais (restaurantes, hospitais, supermercados e hortifrutis) do município.
Atualmente, o projeto de coleta seletiva de resíduos orgânicos compostáveis em domicílios ainda está em fase piloto, mas a cooperativa já consegue aproveitar 95% de todos os resíduos coletados, entre orgânicos compostáveis e recicláveis “secos”, restando apenas 5% de rejeitos. O composto orgânico produzido é comercializado para o público doméstico e industrial, em diferentes tamanhos (1, 2, 5 e 40 kg).
Tecnologia: Compostagem; Coleta Seletiva de Orgânicos
População: 52.012 habitantes
Natureza jurídica: Cooperativa
Tamanho da organização: 30 pessoas
Quantidade de resíduos (alimentos e poda) enviados para compostagem: 6,7 toneladas por mês
Pessoas exclusivamente dedicadas para compostagem: 4 pessoas


Além da venda, os cooperados ainda desempenham um papel importante como agentes ambientais e sensibilizadores, prestando serviços de educação ambiental em escolas, eventos temáticos e redes sociais. A construção da unidade de compostagem contou com apoio do setor privado, a mineradora Bahia Mineração (BaMin), como parte do projeto Circuito do Lixo. Hoje em dia, a cooperativa também possui um minhocário, cujo húmus produzido é um ótimo fertilizante, e mantém uma horta orgânica adubada com seu próprio composto, demonstrando o ciclo sustentável e completo proporcionado pela compostagem.
Crédito das imagens: COOPERCICLI
SAIBA MAIS EM:
• Prefeitura de Caetité
• Produção de adubo orgânico na COOPERCICLI
• Cooperativas na Bahia ajudam na coleta de resíduos e produção de adubos orgânicos