Biblioteca brasil composta
Este manual visa melhorar a alimentação das pessoas envolvidas na Tecnologia Social Hortas Urbanas, beneficiando o ambiente como um todo e favorecendo a relação da comunidade com o bairro e o seu entorno por meio do cultivo ecológico de alimentos e ervas medicinais em hortas, jardins, canteiros suspensos entre outras possibilidades.
Este documento visa subsidiar o planejamento, as decisões e ações do Poder Público, de forma a seguir as diretrizes estabelecidas no Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, e em outras políticas públicas que possibilitem uma retomada e fortalecimento da economia circular, verde e inclusiva e a mitigação dos impactos das mudanças climáticas no município de São Paulo.
As emissões de gases do efeito estufa no setor de resíduos são apenas a ponta do iceberg da crise climática no mundo. Cidades “Resíduo Zero” poderiam viabilizar a extinção dos lixões, como indicado pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS – Lei Federal nº 12.305/2010), e estimular a redução da geração de resíduos sólidos e ampliação da reciclagem e da compostagem.
Este documento foi elaborado para fornecer respostas práticas e concisas às perguntas mais comuns sobre reciclagem de resíduos orgânicos, incluindo compostagem, composto orgânico, manejo de unidades de compostagem, biodigestão anaeróbia, biogás, biometano bem como suas aplicações, potenciais e barreiras em diversas escalas. Para facilitar a navegação, o documento está dividido em seções temáticas, abordando desde o básico até dicas avançadas para otimizar o seu processo.
O objetivo deste estudo é identificar e analisar sistemas de compostagem nas cidades, para além dos modelos convencionalmente estatais e/ou privados, e dar visibilidade às experiências para que elas sejam replicadas por outras cidades. Com essas informações, será possível pensar em novas políticas públicas que promovam modelos inovadores de contratação e operação de sistemas de compostagem nas cidades brasileiras, ampliando o leque de soluções para viabilizar a reciclagem e o desvio de resíduos orgânicos de aterros sanitários, promovendo uma transição justa com geração de renda aos grupos sociais que mais necessitam.
El objetivo de este estudio es identificar y analizar los sistemas de compostaje en las ciudades, más allá de los modelos convencionalmente estatales y/o privados, y dar visibilidad a estas experiencias para que puedan ser replicadas por otras ciudades. Con esta información, será posible pensar en nuevas políticas públicas que promuevan modelos innovadores de contratación y operación de sistemas de compostaje en las ciudades brasileñas, ampliando el abanico de soluciones para viabilizar el reciclaje y el desvío de residuos orgánicos de los vertederos, promoviendo una transición justa con generación de renta para los grupos sociales que más lo necesitan.